sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS


 “Meu filho, se Deus te chamou para ser missionário, eu ficaria triste ao ver-te ser reduzido a um rei"(C. H Spurgeon  em conversa com seu filho).


A epígrafe acima parece apreender parte da intenção do autor quando optou pelo tema que nortearia todo o trimestre. Ora, certamente os sujeitos que protagonizam essas ações, haveriam de ser tão somente pessoas comuns, sem nenhuma legitimação institucional -não eram evangelistas ou profetas convencionais- no entanto, suas ações atípicas seriam de um valor também imprescindível. Essas "histórias vistas de baixo", demostram o quanto isso coaduna com o espírito do evangelho, afinal, a lógica do grande mestre parece subverter a ordem social estabelecida, os ditos excluídos, marginalizados, pobres, pequenos, mulheres e crianças, encontrariam nele um ombro para se amparar, além disso, contribuiriam para espalhar sua doutrina mundo afora. Exemplos desmedidos são enumerados pelas inspiradas letras (diga-se, pelo texto verbalmente inspirado), basta mirar os casos de Antioquia da síria -onde foram batizados de cristãos- e as comunidades cristãs estabelecidas durante a primeira diáspora judaico-cristã, de sorte que, ao se deslocarem àquelas igrejas, os apóstolos e evangelistas muitas vezes tinham apenas um trabalho de cunho administrativo-doutrinário. Claro, que somando tudo isso, o resultado eram comunidades estruturadas e consolidas sobre a base indestrutível do evangelho de Cristo.
Que o Senhor Deus ilumine todos os alunos da EBD 2011/8, bons estudos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário