1- EBD- BETEL, LIÇÃO 3



LIÇÃO 03 – 16 DE JANEIRO DE 2011
“O ESPÍRITO SANTO E O PENTECOSTES”

TEXTO ÁUREO
“E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”. At 2.2

VERDADE APLICADA
“A vinda do Espírito Santo possibilitou a igreja a quebrar as barreiras do preconceito racial e religioso, revelando as grandezas de Deus para todos os povos, línguas e nações”

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1- Ensinar aos alunos que a vinda do Espírito Santo trouxe uma nova linguagem de comunicação
com Deus;
2- Apresentar como após a vinda do Espírito Santo se comportaram aqueles que o receberam;
3- Deixar claro que o propósito da vinda do Espírito é o de aumentar a utilidade do cristão para que Cristo seja creditado.

GLOSSÁRIO
*Dispensação: Período de tempo o qual o homem é provado a sua obediência a Deus;
*Axiomática: Verdade evidente por si mesma
*Multiforme: Que tem multas formas.

LEITURAS COMPLEMENTARES
• Seg Mc 1.8
• Ter At 1.4
• Qua At 2.39
• Qui Lc 24.49
• Sex At 1.8
• Sáb Ef 5.18

Aula Expositiva

INTRODUÇÃO
Pentecoste é uma palavra grega que significa “qüinquagésimo”. A festa era celebrada cinqüenta dias após a páscoa (a libertação do Egito, Ex 12). No hebraico é chamada de “shavuot”, plural de “shavua”, que significa “semana”, mas é também conhecida como a festa das primícias, pois coincidia com o fim da colheita do trigo.

1 - A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO NO PENTECOSTES
O comentário de Lucas de que "veio do céu" (At 2.2), descreve um acontecimento sobrenatural. Observe as palavras “como que”. Não se tratava de um vento, mas algo de que o vento servia de símbolo, a saber, a presença e o poder divino. E com o som semelhante ao do vento também apareceram “línguas repartidas, como que de fogo” (At 2.3). Essa foi uma experiência do poder divino inesperado, poder que lhes era entregue, poder em forma de dádiva.


1.1. A vinda do Espírito é o princípio de uma nova dispensação.
1.2. O espírito veio criar um vínculo de unidade.
1.3. O Espírito trouxe uma experiência sobrenatural.

2 - A MULTIFORME AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo veio sobre os cento e vinte perseverantes do cenáculo. Individualmente o Espírito Santo foi posando sobre cada um deles (At 1.34). Ele veio do céu, repentinamente, e desencadeou um verdadeiro incêndio que se alastrou por toda a cidade. Foi tão forte o impacto que a impressão é que estavam embriagados (At 1.13). Mas, em sua multiforme, o Espírito apresentou o Cristo ressurreto em várias modalidades de idiomas e todos ficaram pasmados com o que ouviam acerca do Salvador (At 2. 6.7).

Minhas a notações para a sala de aula:
2.1. O propósito de sua vinda.
2.2. Um rio para todos.


2.3. O batismo trouxe resultados distintos em casos distintos.



3 - O ESPÍRITO SANTO TROUXE AVIVAMENTO E TRANSFORMAÇÃO
Jesus somente iniciou seu ministério após batizar-se no Jordão e vir sobre Ele o Espírito Santo (Jo 3. 21.22). Naquele momento o Espírito Santo o ungiu, fortalecendo-o para exercer seu ministério terrestre. Do mesmo modo, os discípulos nada fizeram sem que antes o Espírito Santo repousasse sobre eles.

Minhas a notações para a sala de aula:
3.1 Jesus e o Espírito Santo, uma poderosa parceria.

3.2 O poder que procede do Espírito é vivo e transformador.
3.3. O fogo do Espírito é sempre atrativo.

4 - O TEMPLO DO ESPÍRITO
A vinda do Espírito Santo prova-nos que Jesus foi enviado para um ministério ilimitado. Com a atuação do Espírito Santo na vida dos cristãos eles se tornam suas multiplas mãos, pés, voz e coração a serviço do reino de Deus. O Espírito Santo é o responsável por tudo o que se refere a vida da igreja. Ele é o agente revelador de Deus (Jo 16. 12-15). Nós somos sua moradia.

Minhas a notações para a sala de aula:
4.1. Ele habitará em vós.
4.2. Ele é o dono e quem põe a casa em ordem .

4.3. Ele é o Consolador .

CONCLUSÃO
Falando ao Efésios o apóstolo Paulo cita uma ordem imperativa: “Enchei-vos do Espírito Santo” (Ef 5.18). Aquilo que está cheio é porque não comporta mais nada. Estar cheio do Espírito Santo é estar totalmente tomado por Ele. Quem está cheio de Deus não tem espaço para coisas mundanas ou naturais.

Minhas a notações para a sala de aula:

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Atos dos Apóstolos – Editora Betel - 1º Trimestre 2011 – Lição 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário